Pebolim

Conhecido no Brasil como Totó, Pacau ou, também, Flá-Flu, o Pebolim nada mais é do que um futebol de mesa que conta com uma estrutura bastante única: com 22 bonecos (11 para cada time) ligados à manetes, é possível manipular a bola e marcar pontos no gol adversário.

Há muitas regras acerca do Pebolim, principalmente tendo em vista a sua liberdade de jogo em festas, aniversários, casamentos e em muitos outros lugares, onde se é possível manipular e criar algumas regras na hora para tornar o momento ainda mais divertido.

Entretanto, há algumas regras em torno do Pebolim consideradas simples, para quem deseja se divertir dentro do proposto, e as regras oficiais, que são utilizadas em jogos oficiais mundo afora. 

Algumas regras simples do Pebolim:

Para quem se interessa pelas regras simples a fim de deixar o jogo mais padronizado — mesmo em uma partida entre amigos e crianças — uma das regras primordiais é não girar mais de uma vez os bonecos. Conhecida como roletada, os giros que passam de 360° são ilegais e não devem ser feitos em uma partida de pebolim.

Sacudir, bater ou balançar a mesa durante uma partida de pebolim também não pode, pois, são ações que interferem na partida e costumam ser punidos com falta. Em casos em que a bola para fora do alcance dos bonecos, ela pode ser colocada à mão na defesa mais próxima.

Também não pode distrair o oponente para tirar vantagem e marcar um gol e não pode demorar mais de 20 segundos com a posse de bola, seja essa demora proposital ou não.

A sua Mesa de Pebolim está aqui, na Bilhares Bira

A Bilhares Bira é uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado, levando aos seus clientes os melhores produtos para garantir ainda mais diversão em casamentos, bares, restaurantes, festas, aniversários e muitos outros eventos. Aqui, você pode fazer a sua aquisição com os melhores preços do mercado!

Ligue agora mesmo ou entre em contato conosco por e-mail e faça um orçamento da sua mesa de Pebolim, teremos um enorme prazer em atendê-lo!

Regiões de São Paulo que atendemos.

Mais visitados

O texto acima "Pebolim" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.